Rumo ao Oscar: Melhor Filme

  
Finalmente estamos no dia do Oscar e, é óbvio, não poderíamos encerrar esse Rumo ao Oscar de outra maneira. Muitas categorias ficaram de fora esse ano, incluindo Melhor Animação, que, obviamente, será de Homem-Aranha no Aranhaverso, sem debate.

Mas vamos falar sobre a principal categoria, que é Melhor Filme. Aqui, nós falamos da junção de todas as outras categorias: atuação, figurino, edição, fotografia, trilha sonora e todo o restante. Então, vamos ver os indicados desse ano.


Pantera Negra 

Talvez o mais café com leite aqui, Pantera Negra é o primeiro filme de herói indicado em Melhor Filme e isso se deve, segundo o que dizem, pela representatividade que ele traz. A cultura africana é um ponto forte, algo evidente na Direção de Arte, principalmente. O filme peca um pouco no que diz respeito aos Efeitos Visuais, mas a fotografia convence.

Infiltrado na Klan

Forte, impactante e cômico. São três palavras que definem bem Infiltrado na Klan. Sob a direção de Spike Lee, o filme aborda o racismo colocando um policial negro e outro judeu dentro da Ku Klux Klan. Baseado em uma história real, o filme convence, principalmente, pelo roteiro e edição, além de ótimas atuações, como a de Adam Driver.

Bohemian Rhapsody 

A cinebiografia dos Queens gerou polêmica no que diz respeito ao roteiro, mas está presente como Melhor Filme. É possível dizer que o grande motivo seja a atuação de Rami Malek, que faz um Freddie Mercury perfeito, apesar de não cantar. A Edição e Mixagem de Som não poderiam ser melhores e, certamente, também agrega muito na indicação. Apresenta chances razoáveis de vencer a categoria.


A Favorita

No páreo com Roma, A Favorita está com uma das mãos na estatueta. De Yorgos Lanthimos que mostra uma parte da vida de Rainha Ana, o filme apresenta uma fotografia diferenciada, utilizando lentes grande angulares (a olho de peixe), junto de uma atuação memorável de Olivia Colman. A Direção de Arte aqui cumpre seu papel impecavelmente, mesmo com baixo orçamento e o roteiro convence, apesar de se estender um pouco no terceiro ato.

Green Book 

Um dos melhores filmes, na opinião de quem escreve, Green Book constrói uma relação muito bonita entre Tony Vallelonga (italiano racista, por mais que não admita) e Dr. Don Shirley (famoso pianista negro). Baseada em uma história real, temos aqui uma road trip onde os dois aprendem um com o outro, ao passo em que o preconceito de Vallelonga é desconstruído. 

Roma

Roma é o primeiro filme de uma plataforma de streaming a ser indicado no Oscar, e já chegou com 10 indicações. Uma obra prima de Alfonso Cuarón, tudo foi muito bem pensado, desde o roteiro até a edição de final. A fotografia é belíssima e a edição de som é muito bem produzida, assim como as atuações se destacam. 

Nasce uma Estrela 

Um filme que aborda um tema interessante, mas que talvez não tenha muita força além disso. Esse já é o quarto Nasce uma Estrela e, dessa vez, revelando Lady Gaga como a atriz que ela é. A trilha sonora impacta e não se pode reclamar da direção de Bradley Cooper.

Vice

O grande trunfo de Vice está no elenco, muito bem escolhido, desde o protagonista até os coadjuvantes. As atuações são ótimas, junto com as caracterizações, especialmente Christian Bale como Dick Cheney. A edição também chama atenção, apesar de se tornar cansativa após um tempo, o mesmo pode ser dito sobre o roteiro.




E esses são os indicados em Melhor Filme. Esse é um ano difícil para saber qual ganha, todos possuem um porém. Pantera Negra, de fato, é o que menos aparenta ter chances de vencer, assim como Nasce uma Estrela. Infiltrado na Klan também está um pouco longe de vencer e Green Book chegou a estar no páreo. Bohemian Rhapsody e Vice ficam atrás de A Favorita e Roma. Vamos falar de aposta final? A minha fica para Roma. O que pesa contra ele é ser de uma plataforma de streaming, além de ser estrangeiro, mas é o melhor e merece muito.

Se você acompanhou todos os posts do Rumo ao Oscar desse ano, eu só tenho a agradecer. Nem tudo deu certo, mas muita coisa saiu, então obrigado.
Até ano que vem!

Comentários

Postagens mais visitadas