Rumo ao Oscar: Melhor Direção de Arte


O Oscar está cada vez mais perto e estamos de volta com nossa coluna especial, dessa vez falando sobre as direções de arte indicadas esse ano.

A categoria de Melhor Direção de Arte busca premiar a melhor construção do mundo no filme, levando em consideração os cenários (locações, objetos de cena, móveis, e afins), figurinos e também a paleta de cores. 


Pantera Negra 

Algo que marca toda a arte em Pantera Negra é a cultura africana, utilizando de muitas cores, vermelhas principalmente. Em contraponto a isso, temos toda a tecnologia de Wakanda, que interage muito bem com o primeiro ponto comentado aqui. Já tendo ganhado o Critics' Choice Awards na mesma categoria, esse é um filme que possui chances de também levar o Oscar.

A Favorita

A Favorita é um dos filmes que mais possui indicações esse ano e, nesta categoria, é uma indicação merecida. Apresentando uma Inglaterra do século 18, o longa convence com os figurinos e locações que remetem à época, sendo muito bem vistos na imagem final. As cores mais frias também auxiliam na criação do clima. Um dos favoritos para levar a estatueta.


O Primeiro Homem

A direção de arte aqui fica por conta de recriar todo o contexto de um astronauta, indo das vestimentas até as locações que representam a NASA e os foguetes que aparecem. Não sendo somente isso, O Primeiro Homem também mostra muito sobre o estilo de vida americano na década de 60, tudo isso com cores muito sóbrias. 

Roma

Outro filme que mais possui indicações no Oscar, empatado com A Favorita. Roma é um filme em preto e branco que apresenta muitos detalhes no que diz respeito ao cenário, são muitos objetos para serem visto. Além disso, os figurinos ilustram muito bem um México da década de 70.
O Retorno de Mary Poppins 


O Retorno de Mary Poppins apresenta a Londres da década de 30, mas vai muito além disso. É um filme com cenas fantásticas, muitas delas que não foram feitas digitalmente. A arte aqui é marcada pela cor: é tudo muito colorido, com muita fantasia.






E esses são os indicados ao Oscar de Melhor Direção de Arte. As chances de O Primeiro Homem ganhar é baixa, com Mary Poppins apresentando um pouco mais de chance, não ficaria surpreso se de fato levasse. A Favorita é, de fato, o filme favorito para levar essa estatueta, mas Pantera Negra também tem chances, tendo em vista premiações anteriores. Roma é, na minha opinião, o que realmente deveria levar. Falando da aposta final, a famosa estatueta dourada vai para A Favorita. Lembrando que, isso é tudo especulação e opinião própria.

Você assistiu esses filmes e tem um palpite de quem vence? Deixa nos comentários.
Até o próximo Rumo ao Oscar!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas