Rumo ao Oscar: Melhor Edição de Som

Mais um dia, mais um novo Rumo ao Oscar. A ideia era continuar nas categorias técnicas envolvendo o que é visto (Figurino e Maquiagem) para depois irmos para aquelas que escutamos. Os planos mudaram, como dá para perceber.

Melhor Edição de Som costuma ser confundida com Melhor Mixagem de Som e, apesar de serem dois ramos que se complementam, são bem diferentes. Vamos focar no primeiro, nesse post, o segundo fica para o próximo que vir.

A Edição de Som é responsável por criar os sons que são ouvidos em um filme. Isso pode ser feito em estúdio ou no momento da gravação da cena, utilizando microfones para captar o som. Exemplificando, em uma cena que se passa em uma cozinha onde alguém lava um prato, é necessário haver o barulho da água saindo da torneira, do prato sendo manuseado e daí para frente. E isso é responsabilidade da equipe de edição de som.


Pantera Negra 

Pantera Negra é um filme que possui alguns momentos em que a edição de som atua fortemente. As cenas de luta são um exemplo. É necessário que haja o barulho das armas, dos movimentos corporais, e, em algumas dessas cenas, o som da motivação de outras pessoas. Toda a tecnologia de Wakanda também precisou de cuidados, então ponto positivo para o filme nesse aspecto.



Bohemian Rhapsody 


Além de todos os outros sons que integram um filme, neste aqui temos o fator música, não falando da trilha sonora e sim de como ela é produzida. A captação dos instrumentos musicais e demais objetos utilizados para compôr as músicas são feitas de maneira exemplar. Saindo disso, também temos a interação do público nos shows da banda, outra coisa muito bem realizada.


O Primeiro Homem

Filmes no estilo de O Primeiro Homem costumam se dar bem nas categorias que envolvem o som. O trabalho aqui fica, principalmente, para as cenas que envolvem os foguetes e demais aparatos de treinamento. É tudo feito com muito cuidado para que fique verossímil e, no fim, vale a pena, já que este é um dos favoritos para ganhar nesta categoria. 

Um Lugar Silencioso

O que se pode dizer da edição de som aqui é que ela é necessária, pontual e bonita. Um Lugar Silencioso é um filme quase mudo, exceto pelo som de objetos, da natureza, locomoção das pessoas e algumas falas baixas que eles emitem. Em um longa em que não pode ser feito barulho, aqueles que são audíveis se tornam extremamente importantes.

Roma 

Em Roma, a sonorização está focada em dar vida à vila onde a história se passa. Tudo que você consegue imaginar que pertença à um bairro está lá: cachorros, pessoas conversando, carros, e por aí vai. A água é um ponto importante também, ela está no começo e final e o som é muito bem colocado em meio a trama.






E esses são os indicados ao Oscar de Melhor Edição de Som. De todos esses, Pantera Negra e Roma são os que menos possuem chances de ganhar. Um Lugar Silencioso, apesar de apresentar um ótimo trabalho, também não está muito apto, mas no meu coração ele já ganhou. A vitória é mais certa para Bohemian Rhapsody e O Primeiro Homem, já que estão no estilo de filme que normalmente vence nessa categoria. Falando de aposta final, a estatueta dourada vai para O Primeiro Homem. Lembrando que, isso é tudo especulação e opinião própria.

Você assistiu esses filmes e tem um palpite de quem vence? Deixa nos comentários.
Até o próximo Rumo ao Oscar!


Comentários

Postagens mais visitadas