Clube do Livro: Harry Potter e a Pedra Filosofal [Capítulo 4]

Oi, gente! o/

Como anunciado no post passado aqui no blog, estou participando de um Clube do Livro de Harry Potter em parceria com o Um Remédio Chamado Ler e a Revista Jovem Geek. Você pode conferir a análise do Capítulo 3 aqui, já que não estou comentando todos no MPE.


O capítulo 4 é chamado "O guardião das chaves" e é aqui que somos melhor apresentados à um dos personagens mais queridos de toda a saga: Rúbeo Hagrid. É este capítulo que também apresenta alguns dos momentos mais memoráveis, que foram ainda mais marcados através dos filmes, como o "Você é um bruxo, Harry", o famoso bolo de aniversário e o rabo de porco em Duda Dursley.

É interessante notar como a imagem de Hagrid é construída nesse capítulo, sendo um homem de aparência assustadora e força descomunal, mas que por dentro é totalmente o contrário. Isso pode ser visto através do trecho abaixo, onde após a descrição ele senta e pede por uma xícara de chá. A autora também apresenta um pouco da vida do personagem, apresentando detalhes que só ganharão importância no livro 2.
"Um homem gigantesco estava parado ao portal. Tinha o rosto completamente oculto por uma juba muito peluda e uma barba selvagem e desgrenhada, mas dava para se ver seus olhos, luzindo como besouros negros debaixo de todo aquele cabelo." - Página 39
Aqui, Harry finalmente recebe sua carta de Hogwarts e, de quebra, fica sabendo toda a história de sua vida: da morte de seus pais, de sua fama e de todas as mentiras de seus tios. 

Aliás, quando Hagrid descobre que os Dursley mentiram para Harry durante 11 anos, vemos um lado dele difícil de ser visto, uma mistura de raiva e indignação. Porém, essa raiva some instantaneamente quando ele se dirige ao nosso protagonista.

Esse capítulo também serve como uma boa introdução dentro do mundo bruxo, algo que é desconhecido para os leitores e também para o personagem principal. O legal de tudo isso é que ambos vão conhecendo aos poucos esse universo. 
"E girou o guarda-chuva no ar baixando-o até apontar para Duda - houve um lampejo de luz violeta, o estalo de uma bombinha, um grito agudo e, no segundo seguinte, Duda estava dançando no mesmo lugar com as mãos apertando a barriga banhuda, guinchando de dor. Quando Duda virou de costas, Harry viu um rabo de porco enroscado saindo de um buraco nas calças dele." - Página 48
                                                                                               
 
E assim completamos mais um capítulo. Se você tiver interesse em participar, envia um email para revistajovemgeek@gmail.com, solicitando entrada. Aqui embaixo, deixarei os links para todas as análises que saíram até o momento que esse post foi escrito.

Até mais! o/


*A Minha Pequena Estante não compartilha dos mesmos pensamentos que J.K. Rowling à respeito de transgeneridade e repudiamos os comentários feitos pela autora.

Comentários

  1. Oie!! Quanto tempo. Conheci o blog quando tinha um outro blog e era muito fã, minha antiga página era o Álbum Panorâmico, não sei se lembra?! Agora voltei, porém, com outra página sobre literatura também, o Wall's Books.

    Não sabia do clube de leitura, ando há muito afastado da blogosfera, mas já estou aqui novamente e me interessei pelo projeto. Já comecei a ler Harry Potter muitas vezes e até mesmo o primeiro livro eu não termino, queria não ter visto os filmes primeiro!

    Já estou seguindo e acompanhando tudo de novidade aqui!
    Abraços!

    Victor Wallace
    https://wallsbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Lembro vagamente do Álbum Panorâmico, sim. Também andei bem afastado da blogosfera, tanto que o blog ficou parado durante muito tempo. Talvez o clube seja o empurrãozinho pra ti conseguir completar a leitura :D
      Obrigado por acompanhar.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas