Clube do Livro: Harry Potter e a Pedra Filosofal [Capítulo 2]

Oi, gente! o/

Estou hoje aqui, ressuscitando esse lugar, para trazer uma pequena review do capítulo 2 de Harry Potter e a Pedra Filosofal. 

Explicando um pouco a procedência desse post e de onde ele surge, a Revista Jovem Geek está organizando um clube de leitura, intitulado Clube do Livro de Harry Potter Online, com a intenção de reler toda a saga. Eu, sendo um dos membros da revista, junto com a Thai, do Um Remédio Chamado Ler e também membro da Jovem Geek, estamos conduzindo esse clube.
Se você tem interesse em participar, ele funciona através de um grupo de WhatsApp, que permanece fechado durante a semana é só abre para mensagens na sexta-feira à noite, então não se preocupe com inúmeras mensagens enchendo seu celular. Além disso, é lido apenas um capítulo por semana, visando atender àqueles que possuem menos tempo para leitura. Você pode conferir maiores informações clicando aqui.

Agora, vamos ao que interessa. Sim, eu não postei sobre o capítulo 1 aqui por motivos de: eu a Thai vamos intercalar. Então, se você quer ler sobre "O menino que sobreviveu", clica aqui.




O capítulo 2 é chamado de "O vidro que sumiu" e ele acontece 10 anos após os acontecimentos do primeiro capítulo. Aqui, J.K Rowling tratou de apresentar como era a vida de Harry junto com os Dursley e, para a surpresa de 0 pessoas, não era nada boa.

Chega a ser agoniante a maneira como ele é tratado, principalmente se comparar com o tratamento que Duda, que possui a mesma idade, recebe.  Harry dorme em um armário com aranhas embaixo da escada, não possui roupas adequadas, é agredido pelo primo e seus amigos, tratado com indiferença pelos tios e não tem com quem contar, é uma pessoa sozinha no mundo. 10 anos bem difíceis para nosso protagonista

"Enquanto dirigia, tio Válter se queixava à tia Petúnia. Ele gostava de se queixar de tudo: das pessoas no trabalho, de Harry, do conselho, de Harry, o banco e Harry eram seus dois assuntos preferidos. Esta manhã eram as motocicletas." - Página 24
Por outro lado, aqui é onde a magia de Harry começa a ser apresentada, através de casos que aconteceram quando era mais novo e também com o principal momento do capítulo: quando o vidro some.

É claro que Harry ainda não sabe que é um bruxo e, por isso, não sabe explicar as coisas estranhas que acontecem ao seu redor, como o cabelo crescer da noite pro dia e ele desaparecer de um lugar e aparecer em outro no mesmo instante. Nesse capítulo, há detalhes que, no futuro, vão ser muito mais importantes do que aparentam aqui e, sim, estou falando de Harry se comunicar com a cobra no zoológico.

"Outra vez, tia Petúnia tentara obrigá-lo a vestir um macacão velho de Duda (marrom com pompons cor de laranja). Quanto mais tentava enfiá-lo pela cabeça dele, tanto menor o macacão ficava, até que finalmente parecia feito para um fantochinho de dedo, e com certeza não ia servir para Harry."

                                                                                               

Bom, esse é um capítulo que se mostra interessante de muitas formas, além de ter uma menção ao Brasil. Se você tem interesse de participar desse clube, envia um email para revistajovemgeek@gmail.com, solicitando a entrada, você será atendido assim que possível.

Até mais! o/ 

Comentários

Postagens mais visitadas