Leia. Leia muito! | Dia do Leitor

Que livros são portas para outros mundos, todo mundo sabe! Que eles nos ajudam em momentos difíceis e que, algumas vezes, são nossa única companhia também. Mas, por que o número de leitores é tão pequeno?

Leitores são sempre bem vistos, sempre elogiados. Quem nunca foi assunto no almoço de domingo porque lê bastante? São tantos comentários positivos sobre o futuro daqueles que leem e, ainda assim, são poucos que o fazem.

Hábito. Talvez essa seja uma das respostas para o que aqui se pergunta. Influência também poderia se levar em consideração, mas sempre existe alguma em nossas vidas. Sempre existe alguém que chegue e diga "esse livro é muito bom, você deveria ler!". E, mesmo com isso, não desenvolve além desse ponto.

Essas coisas são ótimas! É como uma TV na sua cabeça!

Para chegar no "só mais esse capítulo e vou dormir" é uma questão de tempo. E, quando você chega nesse momento, meu amigo... a sua vida muda. E, veja só, você já pegou o hábito.

Ninguém começa por livros enormes, de 500/600 páginas. E, se você é desses que não está acostumado com leitura, nem deveria começar desse jeito. Existem muitas outras histórias curtas que são tão boas quanto as compridas. 

Existem HQs, gibis e livros onde as ilustrações são a parte principal. E não tem problema começar por eles, porque é dessa maneira que se começa. O importante é ler!

Ler para adquirir conhecimento, para se desprender da realidade e viver outras novas. Ler para ampliar seu mundo. Que seja Ziraldo, que seja Tolstói, que seja Stephen King ou Maurício de Souza. Apenas leia. Leia muito!

E se orgulhe disso!

Feliz Dia do Leitor.

Comentários

  1. Olá, tudo bem?
    Feliz dia do leitor também!!!!! Ah, você me lembrou dos gibis da Turma da Mônica, do Tio Patinhas, eu adorava. Já disse muito isso, "só mais um capítulo" e terminei o livro, ou fiquei triste, pois fui obrigada a parar de ler por conta de algum compromisso. Eu acredito que a vida de todo mundo fica melhor através dos livros, não importo o gênero, o assunto, eu também incentivo: Leiam!!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Que bom que o texto lhe fez lembrar dos gibis, fico feliz.
      Realmente, tudo fica melhor com livros.
      Beijos :)

      Excluir
  2. Olá Felipe! Feliz dia do Leitor! Ainda que eu acredite que todo dia é nosso dia! E concordo com você, o hábito de ler precisa ser cuidado e alimentado com carinho e paciência. Não adianta querer ler um calhamaço logo de cara, porque não vai dar certo. Nem nós que já estamos escolados nas leituras, de vez em quando travamos um pouco, quem dirá quem não tem costume? O que importa é começar! Eu mesma, comecei lendo os gibis da turma da Mônica! Ler é viver várias vidas! ♥

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aline.
      Começar logo de cara com um livrão é complicado mesmo, mas, de fato, o que importa é começar, não importa como :D

      Excluir
  3. Olá, tudo bem Felipe?
    Feliz dia do leitor atrasado! Eu acho que todos os dias são dias dos leitores e concordo contigo que o hábito de ler é algo que precisa ser trabalhado diariamente com bastante paciência, pois vamos pegar livros que certamente vão nos decepcionar. O ideal ao meu ver é começar com leituras curtas, contos..hqs ou livros pequenos.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Olha só, contos são uma boa maneira mesmo de começar. Sobre livros que decepcionam, sempre existe algum, né? Mas faz parte da vida de leitor.
      Abraço!

      Excluir
  4. Eu tenho muito orgulho de ser leitora, e não faço isso por conveniência, muito pelo contrário, quando estou lendo esqueço do mundo atual e embarco completamente na história. E isso me deixa leve, me divirto como não acontece na realidade. Queria ter sido uma leitora fiel a muito tempo, mas antes não tinha apoio familiar ninguém comprava livro para mim, e eu não tinha dinheiro. Passei a participar de sorteio, e a maioria dos livros que tenho são adquiridos através deles. Queria ter uma condição financeira melhor, mas infelizmente comprar livros para muitos ainda e algo super fulo. Até porque existem outras necessidades básicas que vem em primeiro lugar para muitas famílias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Eu acredito que, para algumas pessoas, o empecilho para a leitura seja ter um livro em mãos. Felizmente, existem muitas maneiras de conseguir um. bibliotecas municipais e escolares, sorteios, como no seu caso, e até com amigos.

      Excluir
  5. Olá, tudo bem?
    Eu adorei o texto! A leitura sempre fez parte da minha vida, é um hábito que carrego desde pequena. Por esse motivo, sempre acho difícil quando as pessoas me perguntam dicas de livros para quem quer começar a ler. Mas concordo com o que você disse. Não dá para já pegar logo os calhamaços, é melhor escolher quadrinhos ou livros menores e ir criando o hábito aos poucos.
    Infelizmente, ainda vivemos em um país que a leitura ainda não é um hábito na vida da maioria das pessoas. Mas com paciência e incentivo isso pode mudar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      A leitura sempre fez parte da minha vida e comecei justamente por livros com muitas ilustrações e de histórias curtas, grande parte delas do Ursinho Pooh (haha).
      Esperamos que essa situação do país mude, né?
      Beijos!

      Excluir
  6. Feliz dia do leitor atrasado! Rs... Pois é, eu tenho o hábito de ler desde bem pequena, mas não sei disso de ser sempre elogiada não. Sou a única da família que tem essa paixão e sou é criticada por "gastar tanto tempo lendo". Ainda bem que tenho amigos tão viciados como eu que entendem o "só mais esse capítulo".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só, acho que você é uma das primeiras pessoas que vejo que é criticada por ler, mas pelo menos você tem seus amigos, o que é ótimo.
      Beijos!

      Excluir
  7. Olá! Que bacana esse post sobre o leitor!
    Em muitas ocasiões leitores sofrem também quando estão numa turma onde ninguém ler parecemos ser de outro mundo, mas até isso é gostoso rs
    Além das críticas que recebemos, minha mãe acha que vou ficar louca pois ler muito faz mal pra mente kkkk

    ResponderExcluir
  8. Melhor coisa é ler! Adorei o post sobre o dia do leitor! ♥
    Depois que chega a parte do só mais um capítulo não tem mais volta, hahahaha.
    beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas