O Folclore Brasileiro

Dia 22 de agosto é comemorado o Dia do Folclore.

Há quem pense que o Folclore é apenas um conjunto de histórias que são contadas para as crianças: Saci Pererê, Iara, Curupira, Boitatá e por aí vai.
O que não se sabe e não se imagina é que as raízes folclóricas penetram muito mais na terra, entremeando-se na cultura brasileira, formando-a.

Agora imagina que cada raiz represente uma categoria diferente, de todas aquelas que formam uma cultura, e imagine que cada raiz se divida em outras, representando as diferentes vertentes de cada categoria. Isso... o Folclore Brasileiro não são só algumas lendas...

Do Carnaval às Festas Juninas;
dos Provérbios ao Cordel;
das buchadas ao Chimarrão;
da lenda da Iara até a lenda do Mapinguari;
do Norte ao Sul;
e do Leste ao Oeste.


E como o começo se baseou nas lendas, não se pode esquecer delas. E são tantas!
É com as lendas brasileiras que se prova aquela famosa frase: quem conta um conto aumenta um ponto.

São tantas versões diferentes para apenas uma história. E você se engana em pensar que as lendas ficam somente em Sacis Pererês e Iaras. Existem também as bruxas que raptam crianças, os monstros que assustam comunidades ribeirinhas e os homens que andam pelas águas dos rios em busca de mulheres desavisadas.

Não se pode negar, também, que algumas até transmitem boas mensagens, como aquelas que envolvem espíritos protetores de animais e da floresta, mas que, ainda assim, possuem versões sangrentas quando envolve as punições aos caçadores.

Bom, pode-se perceber a extensão das raízes folclóricas brasileiras. Percorre-las por completo não é tarefa fácil, nem por isso é desinteressante. Na verdade , a mais verdadeira possível, era algo que deveria ser feito. Afinal, é sempre bom conhecer a própria cultura.

Comentários

Postagens mais visitadas