Rise é o novo Glee?

Já fazem algumas semanas que um clipe, ou algo perto disso, apareceu na minha timeline do Facebook. O vídeo em questão era de uma determinada série, Rise, que estava para ser lançada pela NBC e apresentava o elenco principal cantando a música Glorious, do Macklemore e Skylar Grey. Até aí tudo bem.

Assisti ao vídeo e já identifiquei alguns pontos do enredo. Feito isso, resolvi ler alguns comentários, como de praxe, e encontro muitas comparações com a série Glee. Nada desmerecedor, somente comentários como: "Glee 2.0", "Glee parte 2", "novo Glee" e por aí vai.



Se a finalidade desse clipe era o de atrair público, acredito que tenha funcionado muito bem, porque a partir dele fui pesquisar um pouco mais sobre a série e, enfim, descobri a data de estreia: 13 de março de 2018. Isso quer dizer que, na época, faltavam alguns poucos dias.

Mas, qual é a trama, afinal?

Em Rise, o desmotivado professor Lou Mazzuchelli, interpretado por Josh Radnor de How I Met Your Mother, assume o programa de teatro da escola, com a esperança de revitalizar sua paixão por ensino. Ao fazer isso, ele promove mudanças controversas no musical apresentado, criando uma tensão que envolve os próprios integrantes do grupo de teatro, o diretor da escola e a equipe de futebol.

Essa sinopse deve lhe lembrar alguma coisa, certo?

Inicialmente, o nome da série seria Drama High, fazendo uma maior alusão ao livro de Michael Sokolove em que ela é baseada: Drama High: The Incredible True Story of a Brilliant Teacher, a Struggling Town, and the Magic of Theater. O livro, por sua vez, é baseado em uma história real. A primeira temporada foi encomendada com 10 episódios, com 8 já lançados.

A curiosidade e a saudade de Glee me levaram a assistir alguns episódios, que foram bastante agradáveis. Todavia, ainda não assisti aos 8 já lançados. Logo no primeiro episódio já é possível perceber as tramas que serão maiores exploradas, vale destacar, então, três personagens: Simon, Michael e Maashous.


Simon Saunders, interpretado por Ted Sutherland, é um garoto de família cristã que se vê em uma situação complicada: interpretar um personagem gay no novo musical que está sendo organizado. Os pais não o apoiam e isso aumenta o conflito. Além disso, Simon possui uma irmã com Síndrome de Down e é mostrado um pouco da relação dos dois.

Michael Hallowell, interpretado por Ellie Desautels, é um personagem transsexual. Nos episódios assistidos, as cenas envolvendo-o são poucas, mas é possível notar uma certa independência em relação às suas ações, já que ele busca "fugir" de cuidados excessivos que lhe são oferecidos.

Maashous Evers, interpretado por Rarmian Newton, é o que possui uma das tramas mais interessantes, o que pode se dar também pela carisma do personagem. Na série, ele é um garoto órfão que não possui a melhor convivência com sua família adotiva. 

Acho que agora é notável que algumas causas sociais são abordadas em Rise, certo? Além de algumas críticas, como deve ter. Um exemplo é a própria história de Maashous, que promete abordar o funcionamento dos sistemas de adoção.


Mas Rise é, de fato, o novo Glee?

Bom, pela premissa em geral, lembra muito a série da Fox, já que as duas possuem até mesmo alguns assuntos em comum. O que diferencia Rise de Glee é a abordagem desses assuntos. A série da NBC busca apresentar tudo de uma forma muito mais realista, dura.

Outro ponto que diferencia é o gênero. Rise é tida como um Drama Musical, porém a parte musical fica quase esquecida. Não, os personagens não performam a todo instante, tanto que a música aparece em momentos propícios, como os ensaios do grupo de teatro e um ou outro momento especial. Além de serem músicas mais relacionadas ao teatro.

Enfim, essas duas séries possuem suas semelhanças e suas diferenças. Rise não chega a ser o novo Glee, tampouco tem a força para chegar a ser, pelo menos não por hora, mas já é algo que possa satisfazer os fãs da antiga série.

Vale lembrar que a série da NBC não possui confirmação para uma segunda temporada e que a mesma, segundo alguns sites especializados, pode estar com perigo de cancelamento.

Comentários

  1. Infelizmente eu não curto Glee, então é pouquíssimo provável que eu vá curtir Rise, musical não é minha praia. Mas para os fãs da série de Glee, talvez seja uma ótima pedida. Não conheço o livro de Sokolove que diária nome a série e nem que era baseado em uma história real, a série podia seguir a mesma linha. No mais eu torço para que não seja cancelada e que seja um sucesso.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Eu adoro Glee, e muitas vezes sinto saudades da série.
    Não conhecia essa série, mas até que fiquei interessada e nem tanto por lembrar Glee (o que lembra mesmo). E achei muito importante eles focarem mais na parte dramática.
    Quem sabe não dou uma chance... Só preciso passar os próximos meses da faculdade, porque tenho vários trabalhos para entregar.
    Adorei o seu texto!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu não curtia Glee, então se a premissa é parecida, acho que não tem como me encantar, mas mesmo assim eu quero conferir, porque achei os atores lindos. Valeu pela dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá! Nem nunca ouvi falar sobre está série, e não nenhum episódio de Glee, porque se tem uma coisa que eu não gosto é musical, independente de que história venha inserida, eu não tenho paciência. Custo a ver os filmes da Disney com toda aquela cantoria.. Mas pra quem gosta de séries nessa pegada, pode ser uma boa alternativa, já que Glee tem muitos fãs por ai.

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  5. Oie!

    Gostei da proposta dessa série e com certeza se eu tiver a oportunidade irei assisti-la, amo drama, e amo um bom musical e essa tem tudo para ser muito boa!

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca assisti Glee e nem tive interesse de ver. Vejo poucas séries, filmes ou novelas juvenis. Uma série que eu sim amei (e odiei ao mesmo tempo) foi Gossip Girl. E sou fã incondicional de Rebelde (novela) e High School Musical (filmes). Fora esses, sou mais de séries investigativas ou de contos de fadas.rsrs

    Não fiquei interessada em Rise, porque não curto muito esse gênero de séries.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Tudo bom?

    Eu adorava Glee pelas musicas e não pelos temas, mas talvez porque eu não parei de fato pra prestar atenção nos personagens desde o início, ou deve ser porque gosto do tema mais focado nisso. Esse é um ponto a favor para Rise, pretendo assistir a série em breve e espero apreciar ❤️

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, que bom conhecer essa série, achei a premissa e o fato de ter sido baseado em um livro que traz uma história real super interessantes. Pelo que li no seu post, pelas temáticas e personagens, eu acho que ia gostar bastante de assistir.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Apesar de não ser o tipo de seriado que procure para assistir, jamais diria que nunca verei pois curto diversificar e posso me surpreender com esses personagens.
    Gostei de conhecer mais dessa série.
    Beijos!
    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia essa série, pois não sou muito de assistir seriados.
    Coincidentemente, Glee foi uma das poucas séries que eu assisti até o final e, de um modo geral, gostei bastante. No entanto, acho que o fato de Rise ser uma série mais realista e com menos números musicais me agradaria mais atualmente.
    Gostei da premissa e sendo uma série mais curtinha é melhor ainda. Dica anotada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Eu amava Glee, mas depois a série ficou tão cansativa que eu acabei abandonando. Apesar de amar séries de músicas confesso que o que está me convidando para assistir Rise é apenas o ator Josh Radnor que eu adoro por causa de HIMYM.
    Beijuh

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    Como a boa louca das séries que sou, já tinha ouvido falar nessa série, mas por motivos de: várias séries atrasadas e eu ter começado outras várias hahaha, não comecei a acompanhar essa. Fiquei interessada nela por conta do Josh, na vida real ele faz parte de uma banda e por a série ser comparada a Glee, que já gostei bastante.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oiie!
    Já tinha visto por alto um EP de Rise e não me concentrei.
    Li de outros, críticas negativas fazendo uma comparação a Glee e me assustei.
    Mas você foi bem sucinta e esclarecedora, já quero muito assim essa série com mais dedicação.
    Obrigada pela dica!
    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu gostava bastante de glee,
    inclusive ouço algumas performances da série até hoje e embora não tivesse lido nada a respeito dessa série ainda já acho que não teria problemas em gostar dela também. Diante das informações que você dispôs no seu post, entendo as comparações, mas acho que uma das grandes características da primeira série é justamente a ênfase musical e se nesta não é tão evidente acho que já difere bastante, né?

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  15. Eu amava, Glee e fiquei muito triste quando ela terminou. Desde que vi o promo de Rise não a achei parecida com Glee, o povo falava, mas tirando o ponto de partida não vi semelhança. Como você disse, Rise é mais drama, Glee era quase uma sátira. Tomara que não cancelem, a TV precisa de séries assim.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bom?

    Ainda não conhecia essa série, nem sabia da sua existência, mas é legal ver personagens tão diferentes sendo representados na trama. Eu não assisti Glee, então não posso dizer quanto a comparações, porém eu gostei de ver que não a música não é algo exagerado, fazendo sentido dentro das cenas, seja por um ensaio ou algo assim. Eu estou com uma lista enorme de séries para assistir, todavia vou acrescentar mais essa para dar uma olhada. Se for boa mesmo, espero que não cancelem e renovem para a segunda temporada <3

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Olá, fiquei aqui simplesmente apaixonado por essa séries pelas semelhanças que possui com Glee, de quem sempre fui fã. Adorei a forma como os assuntos são tratados, e é uma pena que ela esteja com risco de ser cancelada

    ResponderExcluir
  18. Ola!
    Minha nossa, que saudade de Glee! Adorei conhecer esse seriado que de alguma forma lembra essa serie que marcou a minha adolescencia! Gostei do fato de nesse seriado termos mais os pés no chão e também achei bem interessante os assuntos já abordados.
    Anotei a dica e vou assistir em breve!

    beijos
    Mayara

    ResponderExcluir
  19. Acabei de ver que a série foi cancelada, e já fiquei triste! Lendo seu post e assistindo esse vídeo tinha ficado realmente interessada em assistir Rise, e ainda estou, mesmo não sendo a maior fã de musicais. De qualquer forma, vou assistir os eps já lançados, e agora é torcer para que alguém se anime em continuar produzindo :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Não conheço nenhuma das séries, mas eu vejo que elas têm pontos positivos e negativos, como tudo na vida. Eu acho que tendo a assistir Glee, acho que faz mais meu estilo, sabe?
    Mas, para série, prefiro mais suspenses e dramas rs.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas