Resenha: As Faces da Sombra



Título: As Faces da Sombra
Autora: Tatiane Durães
Páginas: 422
Editora: Arwen

Sinopse:

Tayara decidiu enfrentar os erros de sua vida passada e acabou sendo levada através de Arcantatys pelos acontecimentos e consequências de suas escolhas.
As sombras começam a espreitá-la. Uma terrível vilã, em busca de poder, entrará em seu caminho de forma inusitada e Tayara terá seus limites testados ao descobrir segredos do passado.
Traições e batalhas pairam em sua trajetória. Diante de uma sombria realidade que pode confundi-la, ela terá que fazer difíceis escolhas para proteger a quem ama.

Em As Faces da Sombra, Tayara terá que confrontar o seu maior medo. A batalha final está se aproximando e ninguém sabe de qual lado ela estará.


Segundo livro da Trilogia Arcantatys, As Faces da Sombra continua do mesmo ponto onde As Faces da Luz (que você pode conferir a resenha clicando aqui) parou. Os momentos de tensão que encontram-se no final do primeiro continuam no começo do segundo, só que dessa vez com maiores informações e indicações para o caminho que a história seguirá.

Um dos méritos desse livro é a evolução que a protagonista tem. É possível perceber um amadurecimento em suas ações, afinal ela tem uma longa jornada pela frente e possui inúmeras responsabilidades para lidar, algumas já do primeiro livro e outras desse segundo. Outra coisa que contribui para isso é que Tayara passa grande parte da história em aventuras onde está completamente sozinha, o que também é algo novo.

A expansão de Arcantatys continua nesse livro, dessa vez muito mais forte. Apesar de não mostrar outros pontos do Brasil e focar mais no próprio mundo mágico, é interessante ver como existem tantos lugares que ainda não haviam sido explorados e, algumas das vezes, ver como o povo se organiza em cada um deles. 

Existe também a revelação de novas criaturas durante toda a história, o que só fortalece a extensão de Arcantatys. Apesar de algumas terem nomes bastante esquisitos, elas são muito bem detalhadas, tanto na forma física como também nos odores que cada uma possui.


O diferencial dessa continuação é a alternância de pontos de vista, o que é bem válido no contexto desse livro. Como dito, Tayara passa grande parte do tempo sozinha, o que a deixa meio alheia sobre o que está acontecendo em outros lugares, apesar de uma ou outra coisa que é melhor não mencionar. 

Esses outros pontos de vista ficam por parte de Reagan e Edwin que, obviamente, possuem bastante significância em todo o enredo. No começo os pontos não alternam tanto, mas com o tempo acaba se tornando um capítulo para cada. Essa dinâmica torna a leitura mais rápida e completa lacunas deixadas em outros capítulos.

Ao contrário do primeiro, as cenas mais românticas quase não existem nessa continuação, no lugar dela entram as mortes. A autora realmente quis matar alguns personagens nesse livro, por mais que nem todas sejam tão sentidas. Por um lado, isso é algo bom: diminui o número de personagens da história.

Os traços da mitologia celta ganham mais força na história conforme ela vai ficando cada vez mais sombria. Um dos principais exemplos disso são os deuses, que guiam a protagonista em sua jornada, dão ordens. Áine e Cernunnos são alguns deles. 

No geral, As Faces da Sombra encaminha-se de uma boa maneira para o último da série, tendo um outro final tenso que consegue ser melhor que o do primeiro. A história também parece ter muito mais emoção e paixão.


A edição desse livro segue a mesma do primeiro, com algumas diferenças. Uma delas é que esse segundo livro não possui o mapa, mas, por outro lado, possui muito mais ilustrações, começando por uma nova arte que não tinha sido vista antes.

Certamente, uma ótima continuação para a Trilogia Arcantatys.

Comentários

  1. Gosto de mundo mágicos, de criaturas e acima de tudo, eu amo livro caprichado e parece ser o caso dessa trilogia. Que bom que houve amadurecimento de personagem e desfecho com ainda mais emoção e paixão que o livro introdutório. Se tiver a oportunidade quero ler os três.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      O livro é caprichado mesmo, a história, a edição, tudo! O terceiro ainda não foi lançado, mas procure pelos dois primeiros :D
      Até mais o/

      Excluir
  2. Oiii tudo bem??

    Que capa linda, adoro essas capas, não conhecia o primeiro, e menos ainda o segundo. Não sou muito de fantasia. Mas achei bem interessante.
    Mas o que me deixa com muito receio é a questão de ter criaturas, não sou muito fã.
    Adoro personagens com evolução, então talvez eu leia.
    Adorei a resenha.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii.
      As capas dessa trilogia são lindas mesmo. Uma pena não ser o seu tipo de leitura, mas dê uma chance qualquer dia.
      Até mais o/

      Excluir
  3. Oieee,
    Primeira vez conhecendo essa trilogia e me apaixonei pela capa (que maravilhosa) já quero kkkkk
    Amei a resenha!
    https://amorpeloslivrosapl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie.
      Que bom que gostou das capas, espero que se interesse pela história também :D
      Até mais o/

      Excluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu já ouvi falar dessa trilogia, mas ainda não tive a oportunidade de ler.
    Gosto muito de fantasias, mas essa ainda não tinha despertado minha curiosidade. No entanto, lendo sua resenha sobre o segundo livro fiquei mais interessada. Adorei saber que o romance não tira o foco da trama e que a história traz mais emoção do que o livro anterior.
    Adorei a resenha e vou procurar ler o primeiro livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi.
      Também gosto muito de fantasias, procure ler o primeiro, é uma ótima trilogia.
      Até mais o/

      Excluir
  5. Lipe, me perdoe por não ter deixado um comentário ainda. Que vergonha! Faz dias que você me avisou da resenha, eu li e esqueci de comentar. Me desculpe.
    Ah, eu fiquei muito feliz que tenha gostado do Sombra e de saber que Arcantatys continua te encantando.
    Muito obrigada pelo carinho e apoio, obrigada por estar sempre ao meu lado.
    bjs

    ResponderExcluir

  6. Eu também já ouvi falar dessa trilogia, mas ainda não tive a oportunidade de ler,minha cunhada que vive comentando, ela adora. No entanto, lendo seu post sobre o segundo livro fiquei interessada. Bom saber que o romance não tira o foco da trama e que a história traz mais emoção do que o livro anterior.

    Venha conhecer meu blog, espero que goste,Parabéns pelo post!
    https://anjinhosdatiacidamarques.blogspot.com.br/2018/03/dobraduras-de-coelho-da-pascoa.html

    ResponderExcluir
  7. Que bacana, com certeza é uma ótima opção de leitura para os admiradores de histórias que se passam em universos mágicos e cheios de aventura.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Leitor apaixonado por Alice no país das maravilhas que sou sempre vou ter um pé em outros mundos, assim como acontece com essa história - que me deixa bem curioso, inclusive.
    Não li nada sobre o primeiro livro, então não me arrisco a comentar muito sobre a história em si, no entanto um ponto positivo para todo personagem do segundo livro, que você citou é: a maturidade, a evolução do personagem. Que bom que essa evoluiu e não caiu na maldição do segundo livro.

    Abraço.

    Diego,
    www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela RESENHA, você escreve muito bem!
    Como disse na resenha do livro anterior, a história é do tipo que me agrada, mas estou fugindo de sagas esses últimos tempos! rs

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    é muito legal acompanhar a evolução dos personagens de uma obra. A gente parece que vira "amigo" deles, e nos importamos com o comportamento. Achei legal que esse livro possua ilustração, e que você tenha colocado uma foto no texto.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Não conhecia a trilogia. Estou voltando a ler fantasias, gosto muito de livros que tem criaturas e personagens que evoluem. Adorei o fato da edição ter ilustrações, dão um charme a mais!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Uau! Eu amei esta capa, não conhecia este livro mais já quero muito ler, adorei conhecer seu blog estarei sempre aqui.

    ResponderExcluir
  13. Além de eu ter gostado muito da resenha, eu amei essa capa. Achei um luxo . E sou o tipo que sou fisgada pela capa. Já coloquei na lista.

    ResponderExcluir
  14. Já vi esse livro e tinha me interessado por conta das capas que achei maravilhosas!
    Com certeza lerei agora, amei sua resenha!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas