Seriando: Riverdale (1ª Temporada)


A primeira temporada de Riverdale estreou no dia 26 de Janeiro de 2017, pela emissora The CW. Baseada nos personagens da Archie Comics, quadrinho bastante popular nos Estados Unidos, a série possui, em sua primeira temporada, 13 episódios escritos por Roberto Aguirre-Sacasa. No Brasil, ela é exibida pela Warner.

Os quadrinhos da Archie Comics são pouco conhecidos no Brasil, mesmo com um ou outro personagem tendo destaque. Eu mesmo não conhecia e, dessa forma, as história me eram totalmente desconhecidas. Dentro desse universo da Archie Comics encontra-se a Sabrina, Aprendiz de Feiticeira, que não aparece na série, pelo menos não nessa primeira temporada.

A trama da série é chamativa. Riverdale é uma cidade onde tudo é perfeito, aparentemente. Isso muda quando Jason Blossom é assassinado e segredos obscuros dos moradores da cidade começam a revelarem-se. O assassinato é o fio condutor de toda a temporada e, a partir dele, outros fios vão se desenrolando. 

O que mais atrai é a forma como todos esses fios são conduzidos. Todos os episódios possuem narrações, geralmente nos começos e finais dos capítulos, que acabam revelando detalhes que só vão ser explicados mais para frente, acabando por instigar o público. Além disso, a investigação acerca do assassinato de Jason Blossom que vai ganhando maior consistência ao decorrer da temporada faz com que a suspeita de quem seja o assassino mude sempre.

Mesmo possuindo um clima bastante sombrio, Riverdale é uma típica série adolescente de Ensino Médio, com tudo o que tem de direito: time de futebol, líderes de torcida, coral, jornal e afins. Os personagens principais também são aqueles já conhecidos: a garota estudiosa, o garoto do time de futebol, a capitã das líderes de torcida...

Apesar desse padrão já conhecido em relação aos personagens, todos possuem jornadas bastante interessantes. Bem, quase todos. De todas as tramas que se desenvolvem a que mais falha é justamente a do protagonista. O personagem Archie, interpretado pelo KJ Apa, não cativa, falta alguma coisa, além de ter uma das histórias mais entediantes, mesmo com a relação existente entre ele e a música.











Betty Cooper, interpretada pela Lili Reinharté a garota estudiosa, mas que não se prende somente a isso. Ao longo dos episódios vamos descobrindo outras facetas da personagem e algo curioso vai surgindo, mas que foi pouco explorado nessa temporada. O personagem Jughead é outro que possui maior destaque. Interpretado pelo Cole Sprouse, ele é o esquisito que está escrevendo sobre o assassinato do Jason, além disso é ele quem narra certas partes dos episódios.

A personagem Cheryl Blossom, interpretada pela Madelaine Petsch, é a megera da série, mas que acaba ganhando certo afeto do público ao final da temporada. E, por último, a personagem da atriz Camila Mendes, a Veronica Lodge. Não demorou muito para se tornar minha queridinha, já que possui, na minha opinião, uma das melhores personalidades. 

Existem outros pontos que não são tão desenvolvidos, mas que estão sempre junto do grupo principal. É o caso da Josie e as Gatinhas, que é o grupo de coral, e do Kevin Keller. Eu realmente gostaria que eles tivessem maior destaque na segunda temporada.

Deixando de lado a parte adolescente da série, os adultos também se destacam e as cenas que envolvem eles são as mais interessantes, já que sempre existe interação com a parte jovem. No geral, as mães são as que chamam maior atenção, principalmente a mãe da Betty Cooper e a da Veronica Lodge. 

Veronica Lodge
















Visualmente, a série chama atenção, já que existe um cuidado no que diz respeito às cores e fotografia. Detalhes que vão desde as roupas dos personagens, que demonstram um pouco de suas personalidades, até o uso do neon, na lanchonete Pop's, por exemplo.

A trilha sonora também é algo que chama atenção. Por ser uma série recente, as músicas utilizadas também são bastante recentes. Além disso, o grupo de coral, e o próprio Archie, possuem seus momentos de apresentações musicais, o que rendem momentos bem legais.

A segunda temporada de Riverdale estreia hoje, 11 de outubro, com transmissão simultânea no Brasil, no canal Warner. 

Comentários

  1. Oi.

    Ouvi falar dessa série, mas nunca soube que ela é baseada em um quadrinho. Ainda não tive a chance de assistir a nenhum episódio da série. Ela parece ser bem interessante, por isso, vou aidicionar à lista de série a que pretendo ver em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Eu tinha lido alguma coisa sobre ser baseada em quadrinho, mas achava que era uma série de super-heróis, mero engano.
      Até mais o/

      Excluir
  2. Apesar da trama em si ser do meu agrado eu não curto muito este tipo de personagens, mas com nariz torcido já vi algumas séries assim e me apaixonei no final rsrs. Então espero ver no Netflix para acompanhar.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Esse é o tipo de trama que mais curto haha.
      A série é bem legal, vale a pena dar uma conferida :)
      Até mais o/

      Excluir
  3. Oii, estou assistindo essa série e adorando. Virei fã e preciso saber o que aconteceu e o qye virá pela frente rs. Bjs, Tell me a Book

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, também virei fã. Ainda bem que a segunda temporada já chegou para matar a curiosidade :)
      Até mais o/

      Excluir
  4. Olá! Não sabia que essa série era baseada em quadrinhos! Não conhecia os personagens e acho muito chato quando acontece de justamente a trama do protagonista ser a mais chata... Vou pesquisar mais sobre essa série e vou tentar acompanhá-la, parece bem legal.
    Bjos!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Concordo com você, o protagonista deveria ser aquele que mais cativa, né? Enfim, talvez isso mude um pouco com a nova temporada.
      Até mais o/

      Excluir
  5. Oi!!
    Eu não conhecia essa série, é bem interessante 😀 Gostei da dica, vou assistir Riverdale...
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Olá!! :)

    Eu confesso que já ouvi falar imenso sobre esta série, e que tenho uma curiosidade enorme para ver! :)

    Fiquei curioso com as personagens, e com a qualidade em manter o tom da série, incluindo as cores, fotografia e roupas.

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. A fotografia é realmente muito bonita, espero que mantenha essa qualidade.
      Até mais o/

      Excluir
  7. Essa série realmente ganhou destaque esse ano. Vi várias pessoas comentando. Gostei da sua crítica, da forma que você escreve e descreve a trama e os personagens. Confesso que nunca assisti e nem está na minha lista. Mas quem sabe um dia, né?! RS
    Parabéns pelo blog, sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Também vi muitos comentários, mas levei um tempo para começar a assistir. Fico feliz que tenha gostado da crítica, busco melhorar sempre.
      Até mais o/

      Excluir
  8. Oi, tudo bem? Primeira vez que leio algo sobre esse seriado e confesso que gostei muito, no primeiro momento achei parecido com PLL, mas depois desconstruí isso. Parabéns pelo blog. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vi alguns comentários sobre a semelhança com PLL, mas nunca assisti essa última, então não sei dizer.
      Até mais o/

      Excluir
  9. Nunca tinha ouvido falar na série,mas lendo aqui fiquei mega curiosa, vou começar a assistir, afinal, sou a rainha das séries.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. São tantas séries que sempre deixamos escapar algumas haha. Assista, pode ser que você goste :)
      Até mais o/

      Excluir
  10. Ooi. Juro que fiquei sabendo da existência dessa série só depois do caso do boy que sofreu um acidente lá :O
    Achei a trama em si interessante e fiquei curiosa, mas por se tratar de uma série ~adolescente~ eu já acabo revirando meus olhos e pensando que não vale a pena acompanhar porque eu sei que vou odiar os personagens, os padrões de personalidade, e aqueles dramas. Provavelmente eu to velha, ou muito chata, para isso. Mas quem sabe se um dia tiver na Netflix eu não dê uma chance pelo menos ao Piloto para ver se curto e decido acompanhar pelo menos uma temporada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi. Eu já não fiquei sabendo sobre esse acidente :o
      Eu já sou do tipo que abro os olhos para séries adolescentes, porque é o tipo de série que gosto :)
      Até mais o/

      Excluir
  11. cURIOSINHA DA SILVA PARA ASSISTIR.
    mEU TEMPO TA TÃO CORRIDO QUE DEI UMA PAUSA NAS SERIES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Eu tenho tempo para assistir séries somente nos fins de semana. Triste :/

      Excluir
  12. Olá!
    Nem tinha ouvido falar da série e confesso que não consegui ficar curiosa a ponto de assistir. rs Pelo menos não por agora.
    Mas valeu a dica. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Quem sabe um dia a série lhe chame atenção, né?
      Até mais o/

      Excluir
  13. Ola
    Já tinha ouvido falar da série mas não tinha me chamado muita atenção achei a premissa interessante envolvendo assassinato,mas não sei se isso realmente é bem abordado na série.Que pena que não gostou da protagonista porque na verdade ela que deveria levar a série ne. Achei o cabelinho do carinha ruivo muito esquisito. Sei lá...Rs.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia a série Riverdale, mas a história é bastante interessante. A série tem um bom elenco e os atores e atrizes são bonitos. Gostei muito da indicação da ´serie, bjs.

    ResponderExcluir
  15. Olá, eu só conheço a série pelo comercial, mas nunca me interessei em assistir, pois não é muito do meu estilo, não sabia q se baseava em um quadrinho e acho que por não ser muito conhecida aqui no Brasil não tenha despertado meu interessa. Mas que bom que vc está gostando! Bjs

    ResponderExcluir
  16. nunca tinha ouvido falar, confesso. mas assistia Sabrina quando era nova, não sabia que ela era parte desse universo... pra ser sincera, já ando meio saturada de seriados do gênero, mas quem sabe um dia eu assista de bobeira algum episodio e acabe curtindo, ne?
    bjs...

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem? A minha vida è tão corrida que è uma ou outra série que me atrai e confesso que não senti vontade de assistir essa pois não curto muito tramas adolescentes.
    Fica para a próxima dica.
    bj

    ResponderExcluir
  18. Tenho muita curiosidade para assistir por causa dos elogios que já li e ouvi, mas ainda tenho um pouco de receio por ser muito adolescente. Vamos ver o que decido.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá
    Adoro assistir series teen e já tinha ouvido falar de Riverdale. Vou anotar a dica com certeza!! <3

    ResponderExcluir
  20. Adorei a dica de série! Ainda preciso terminar umas séries mas assim que possível vou conferir esta. Abraços e parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  21. Nossa, são tantas séries e tantos livros que é quase impossível me localizar. Eu nunca havia ouvido falar nessa. Mas não curti muito o gênero. Mas apesar disso é bem possível que eu assista pelo menos um episódio. Valeu a dica.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  22. Oi, eu não assisto séries, infelizmente os meus dias são tão corridos que não tenho tempo para filmes/séries. Tem sido complicado conciliar tudo o tenho em mãos nas 24h que o dia tem, mas vou lutando para que isso aconteça ;)
    No entanto gosto de ler as resenhas de filmes/séries, sempre dá para matar o "bichinho"....

    ResponderExcluir
  23. Olá...
    Amei o post ;)
    Gostei bastante da série e acho que tem tanto a ver com meus gostos, então, vou dar uma oportunidade, pois, a premissa me chamou bastante a atenção.
    Bjo

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia essa série, mas confesso que ando meio por fora. Faz tempo que não começo a assistir uma série nova.
    Nunca tinha ouvido falar dos quadrinhos, então, não teria nenhuma expectativa com relação a série. Por tudo que você falou, esta série parece ter um enredo bem instigante, com muito mistério e um clima mais sombrio.
    Uma pena que o arco do protagonista não seja bem desenvolvido, mas os outros pontos positivos da série parecem compensar. Vou anotar a dica para assistir futuramente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Adorei conhecer os personagens dessa série, ainda não tinha ouvido falar dela mas já quero assistir, deve ser bem legal.

    ResponderExcluir
  26. Como eu a louca das séries nunca ouvi falar desse e nem da HQ? É claro que já anotei aqui para começar a assistir hoje mesmo, pelo trailler a fotografia da serie está bem legal

    ResponderExcluir
  27. Oiiii! Eu tambem não conhecia essa seeia mas só pelo que você falou já me interessou! Adoro historias em que temos que adivinhar o autor do crime e adoro quando cria esse suspense a cada episódio! Agora quero assistir!

    ResponderExcluir
  28. Eu nunca tinha ouvido falar dessa série, mas gostei da indicação, já que já terminei as minhas!

    ResponderExcluir
  29. Oi, tudo bom?
    Eu não conhecia essa serie, vou procurar para assistir com certeza, estava procurando uma serie diferente para assistir e agora ja achei!

    ResponderExcluir
  30. Não conhecia esse seriado!
    Vou dar a dica a meu marido que é um viciado em séries.
    Eu vou passar a dica porque não ando mais conseguindo ver séries! Faculdade e livros já tomam meu tempo de maneira absurda! huauhahuhua


    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  31. Oi, tudo bem?
    Eu não tenho o hábito de ver muitas séries nesse estilo, sabe? Por essa razão ainda não conhecia essa e confesso que não fiquei lá muito curiosa com ela, mas gostei de ler suas impressões sobre e espero que na próxima temporada fique ainda melhor.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  32. oi. Eu não sou fã de séries, mas para quem curte essa parece ser um prato cheio. Gostei de ver que tem uma boa interação entre adolescentes e adultos e esse climinha mais sombrio para dar um certo impacto na série.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas