Resenha: O Lago Negro


Título: O Lago Negro
Autora: Juliana Daglio
Páginas: 358
Editora: Arwen

Sinopse:

Verônica é uma garota problemática marcada por um passado traumático do qual mal se lembra, mas que lhe tirou o direito à total sanidade.

Ao se mudar para o interior depois de passar no vestibular, ela se depara com o local perfeito onde poderá se inspirar para, finalmente, transformar seus personagens imaginários em um livro. Lagoana é uma cidade nebulosa, úmida, habitada por almas quietas e pouco amigáveis. Porém, o clima obscuro não virá somente despertar criatividade, mas também acordar seus fantasmas mais profundos. 
Prestes a perder o controle sobre sua trama e sobre sua mente, Verônica conhece um estrangeiro de sorriso cafajeste e olhos azuis. Desconfiada de suas intenções ela guarda segredo quanto ao seu livro, mas não sabe que Liam também tem os seus, e que eles podem ser a chave para os mistérios que a rondaram durante toda sua vida. 
O Lago Negro de sua imaginação será, definitivamente, o estopim para toda sua loucura emergir. O que será que ele esconde no fundo de suas águas escuras?


Da mesma autora de Uma Canção Para A Libélula, o primeiro livro da série O Lago Negro apresenta a protagonista Verônica Cattani e introduz Lagoana, cidade fictícia localizada em São Paulo. A história é narrada em primeira pessoa, pelo ponto de vista da Verônica, alternando somente uma vez.


Primeiro quero falar um pouco sobre Lagoana, que não é um personagem mas é quase como se fosse. Bom, a cidade ajuda a construir a atmosfera da história, criando um clima um tanto quanto assustador. Além de estar quase sempre nublada, os moradores dela não são muito receptivos com quem é de fora. Somado a esse fato da cidade, temos a presença da família Caprini, que é bastante misteriosa.

A escrita da Juliana mais uma vez encanta, tudo desenvolve-se facilmente, capturando a atenção na leitura. E não é pra menos, a história possui suspense desde o começo, tanto em relação ao passado da Verônica quanto em relação aos mistérios da cidade em si. Não que essas duas coisas sejam distintas. Falando em mistério, a filha do casal Caprini é um que assusta um pouco e que não foi tão abordado nesse primeiro livro.


A cada capítulo do livro vamos sabendo um pouco mais sobre a Verônica e tudo o que aconteceu com ela. São peças de quebra-cabeça que vão se juntando aos poucos, e assim fazendo sentido. Algumas partes do livro que a protagonista está escrevendo estão presentes em alguns capítulos, e de certa forma o que a Verônica escreve assemelha-se muito com a história de Lagoana e com tudo o que ela passou.

Como eu disse antes, o livro é narrado pelos olhos da protagonista, alternando somente uma vez, que é na parte dois. São três partes, a segunda é tudo contado pelos olhos do Liam, um rapaz que acaba entrando na vida da Verônica. Posso dizer que ele é bem irritante no começo, mas você se acostuma e acaba se afeiçoando. O que é ao contrário com outro personagem... Pois bem, essa parte pelo ponto de vista do Liam é uma boa maneira de mostrar o lado dele e revelar alguns detalhes a mais da história.


Existem algumas reviravoltas no livro, para dar aquela agitada. Certamente é um livro que vale a pena ler, obviamente estou muito ansioso para ler os outros livros da série. Submersão e Profundezas Sombrias já estão a venda. A edição é linda, existem algumas ilustrações e a diagramação é muito bonita. Certamente é um livro que vale a pena, não só pela edição, claro, pela história também, que é o principal, afinal.

Comentários

  1. Olá, gostei da premissa, mas não gostei de ser uma série kkkk
    Achei o enredo interessante e uma boa pedida para quem curte esse gênero. BJs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gleyse. O bom de ser uma série é que tudo pode ser bem trabalhado, né?
      Beijos.

      Excluir
  2. Eu soou louca para ler esse livro da Juliana, estou sempre vendo bastante comentários positivos a respeito do livro da Juliana, parece ser cheio de mistério e suspense, dica anotada e ótima resenha.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oe, os livros da Juliana são ótimos, estou ansioso para ler os próximos.
      Abraços

      Excluir
  3. Ola
    Eu sou apaixonada por essa capa - e pelo visto a diagramação toda está ótima - e não vejo a hora de poder conferir a história. Já li ótimos comentários a respeito, inclusive sua resenha me deixou ainda mais motivada por conta dos elementos comentados.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, todas as capas dos livros da Juliana são lindas, não só essa. Quando um livro tem uma diagramação bonita dá até mais vontade de ler, né?
      Beijos

      Excluir
  4. Olá!
    Li O Lago Negro no ano passado e gostei bastante da leitura. A escrita da Juliana é totalmente envolvente e a história é incrível.
    Ótima resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu adoro a escrita da Juliana, estou ansioso para ler os próximos livros.
      Beijos

      Excluir
  5. Aaa que capa maravilhosa! Já tinha visto essa capa no skoob e me apaixonei ♡ ainda não conheço a escrita da autora, mas seu livro Uma canção pra Libélula está nos meus desejados já faz tempo ♡ gostei bastante da premissa do livro, parece ser cheio de mistérios e eu adoro história assim! Gostei bastante de se passar em uma cidade fictícia, dá mais espaço pra autora criar todo o ambiente, né? Fiquei bem curiosa, vou coloca-lo na minha listinha também ♡ parabéns pela resenha!

    Já ia esquecendo! Que diagramação linda ♡ olha essas ilustrações, super bem cuidado ♡ parabéns a editora e a autora pelo trabalho!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bianca.
      As capas dos livros da Ju são todas lindas <3
      Uma Canção Para a Libélula também é um ótimo livro.
      Até mais o/

      Excluir
  6. Olá! Amei o plot da história, não conhecia a autora mas adorei, principalmente por se tratar de um nacional! Estou curiosa e quero muito ler! Parabéns, amei a resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      A Juliana escreve muito bem, vale a pena dar uma conferida nos livros dela :D
      Até mais o/

      Excluir
  7. Olá, tudo bem?
    Essa capa é linda, e a premissa me conquistou!
    Adorei a resenha, um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Oie,
    gostaria de ler o livro pela cidade fictícia narrada, acho que isso dá autora bem mais criatividade.
    E adorei a diagramação.Acho tão importante um livro ser bem apresentado fisicamente.

    ResponderExcluir
  9. Não li nada da autora ainda, mas já estava de olho neste livro, cuja a capa aliás é linda! Foi bom saber um pouco mais do enredo, pois deu para ver o que posso esperar dele. Mas como é série, vou esperar um pouco mais antes de começar a leitura.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Gostei da premissa, mas, o que mais me deixou curiosa para conferi-lo, além de tantos comentários favoráveis que li sobre o livro, é a cidade com todo esse mistério e neblina. Além disso, quem disse que não se deve julgar um livro pela capa?! É uma das coisas que me conquistam em uma leitura além da história em si, e essa diagramação com essas imagens estão lindas!!
    Obrigada pela dica, não conhecia a autora e nem a obra!

    ResponderExcluir
  11. Estou apaixonada pelos livros dessa editora, que edição linda! E a história parecer ser bem interessante, gostei muito da premissa, já está anotado. Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Sempre que vejo esse livro fico apaixonada é por essa capa e edição que é maravilhosa.
    A história também não fica atrás, pela sua resenha deu pra ver que é muito bem construída e deixa o leitor com vontade de ler até descobrir todos os mistérios que a envolvem.
    Um dia ainda vou ler esse livro, tenho certeza rsrss

    ResponderExcluir
  13. Oii, tudo bem?
    Eu nunca tive a oportunidade de ler nada da Juliana, mas sempre vi ótimas críticas a respeito dos livros dela. O Lago Negra e o Uma Canção Para a Libélula estão na minha listinha de desejado faz tempo, mas agora elas voltaram para o topo e pode ter certeza que serão minhas próximas aquisições.

    ResponderExcluir
  14. Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas já o peguei e a edição está muito caprichada. espero encaixar nas próximas leituras.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oii, ainda não li este livro embora tenha visto muitas resenhas positivas sobre ele. Achei o livro muito lindo, todo trabalhado, dá até vontade de ler. Embora eu não goste muito de livros desse gênero, a premissa desse sempre me chamou muita atenção, espero muito poder ler em breve, beijos.

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Eu estou super curiosa com essa obra, ultimamente ando gostando muito dos livros da Arwen e a premissa desse me chama muito a atenção. Achei bem legal o destaque que você deu para a cidade na sua resenha, além dessas fotos maravilhosas que mostrou que o trabalho editorial da editora está lindo!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Adoro livros que misturam fantasia, com uma boa dose de suspense!

    Achei bem interessante que a personagem está escrevendo um livro e na história aparece partes dele, e que tudo está interligado, parece ser um enredo bem criativo, e estou doida para ler! Achei as ilustrações lindas, e a capa super bonita!

    Adorei a resenha!

    Beijos
    Jess
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
  18. Eu sou apaixonada por esta capa.
    A premissa é maravilhosa
    Mas estou evitando livros que são séries.
    Ando tendo tantas desepcao literária rsrsrs e com bloqueio gigantesco .Vou aguarda r a próxima resenha e se for realmente tão boa como a primeira coloco na lista rsrs

    ResponderExcluir
  19. E fiquei apaixonada pelas ilustrações derem um novo. Visual ao livro

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Nunca li nada da autora, mas saber que tem esse suspense e mistério todo já me deixou louca para conhecer <3 adoro livros assim. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  21. Oie! Tudo bem?

    Já li bastante resenhas positivas como a sua em outros blogs sobre esse livro, mas infelizmente ainda não tive a oportunidade de realizar a leitura dele, mas com certeza depois de ler tanta coisa boa sobre, vou procurar a obra para lê-la em breve!

    Bjss

    ResponderExcluir
  22. Oiee ^^
    Eu também gostei bastante desse livro, mas algumas coisas não me agradaram muito, e eu não estou exatamente desesperada pela continuação e para saber o que vai acontecer...haha' a escrita da Juliana é mesmo maravilhosa, mas a história em si não me prendeu totalmente. Ainda assim, gostei bastante :)
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  23. Nunca li nada da autora, mas sempre vejo resenhas de seus livros por aí. A capa desse livro é lindíssima e a diagramação está um arraso, babei na parte interna. Só que infelizmente fantasia é um dos gêneros que eu menos gosto, e o enredo deste livro não chama minha atenção.
    Não sabia que era uma trilogia, depois vou dar uma olhada mas capas para ver se são tão lindas quanto esta.

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Lago Negro é um livro que me chama atenção já faz bastante tempo, achei o trabalho da capa muito bonito, porém nunca tinha parado para ler a sinopse e saber um pouco da história.Achei o enredo bastante interessante e espero adquirir logo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  25. Felipe, achei a história muito interessante.
    Gosto da ideia da cidade ser quase um personagem.
    Sem contar que essa capa é maravilhosa.

    ResponderExcluir
  26. Olá
    eu já ouvi falar algumas vezes do livro mas nunca me bateu a curiosidade pois não sou fã de literatura fantasiosa mas mesmo assim, boa dica para os fãs e a capa é muito bonita

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi tudo bem? Eu acho a Juliana um amor de pessoa, mas ainda não tive oportunidade de ler os livros dela. Sinto bastante vontade, sem dúvidas são obras que estão entre os meus desejados. Gostei muito da sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Essa capa é a coisa mais linda que eu já vi... Sou apaixonada por ela desde a primeira vez que vi, e agora, vendo fotos, a diagramação interna me pareceu tão linda quanto a capa.
    A premissa é super interessante, e o modo como você falou do livro me deixou ainda mais empolgada e querendo conhecer esse universo. Adorei esse detalhe de que o local é quase um personagem na narrativa - deve ser encantador e deixar a história muito mais completa.
    Me parece uma escolha acertada não só pela capa :)
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas