Resenha: A Dama Oculta



Título: A Dama Oculta
Autora: Ethel Lina White
Páginas: 270
Editora: Vestígio

Sinopse:

O livro que deu origem ao clássico homônimo de Alfred Hitchcock, A dama oculta, é por si só uma obra envolvente e extraordinária. Sua força está na maestria com que Ethel Lina White constrói atmosferas sinistras e perturbadoras, que pairam até mesmo sobre as cenas aparentemente mais corriqueiras.
Iris Carr é uma jovem e bela socialite que retorna para a Inglaterra após passar férias no continente europeu. Sentindo-se só e intimidada durante a viagem de trem, ela encontra conforto na companhia de uma estranha que conhece apenas como "srta. Froy". O conforto logo se transforma em pânico quando a srta. Froy some sem deixar vestígios. Questionando a própria sanidade e desconfiando das reais intenções das pessoas a sua volta, Iris tenta desesperadamente desvendar o súbito desaparecimento de sua companheira de viagem - uma mulher que ninguém mais se lembra de ter visto!



Narrado em terceira pessoa, o livro apresenta a história de Iris Carr, mais precisamente sua viagem de volta à Inglaterra. Desse modo, cerca de 90% da história se passa no trem, um ambiente que se apresenta hostil para a protagonista nos primeiros segundos em que ela entra em seu vagão. Como conta na sinopse, o que permite certo conforto para Iris é a presença da srta. Froy, que se mostra uma amiga de viagem, até ela sumir repentinamente.



O ponto que faz toda a história ser interessante e angustiante é o que ocorre na estação de trem, antes da protagonista embarcar em sua viagem. O que acontece é que ela acaba sofrendo uma insolação e desmaia. É o que nos faz questionar a sanidade de Iris, e ela própria faz isso, e também ficar em dúvida sobre o que é ou não é real. E mesmo com a narrativa sendo em terceira pessoa, só ficamos sabendo o que a protagonista sabe, e não muito mais do que isso. 



A narrativa, apesar de ser um pouco rebuscada, é bem leve de acompanhar. Em determinados momentos a história fica um tanto arrastada, porém isso vai mudando conforme a tensão de tudo vai crescendo. Tudo se torna tão angustiante e surreal que você não sabe mais no que deve acreditar. O patriotismo, em relação a Inglaterra, é algo bem marcado durante todo o livro, e dentro desse tema também é apresentado muitos julgamentos e grande parte deles vem dos personagens que pertencem as classes sociais mais altas. 



A edição da Editora Vestígio dispensa comentários. Além da capa ser muito linda, o livro é capa dura e o miolo possui uma diagramação bem simples e bonita, com folhas amareladas e ótimo acabamento. 

Comentários

  1. tenho muita vontade de ler por ter baseado o filme de Hitchcock, por quem sou apaixonada. Acredito que não iria me cansar com a narrativa, a temática me prende demais... essa edição está lindissima, belo trabalho da Vestígio...
    bjs :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meu próximo passo é assistir o filme. A edição está muito bonita mesmo. Beijos :)

      Excluir
  2. Olá, tenho um vontade loucaaa de ler esse livro, adorei a resenha!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu amo livros onde o narrador não é lá muito confiável. Não conhecia esse título é nem sabia de sua influência, mas achei a trama de suspense bem legal. Fora que viagens de trem parecem atrair coisas estranhas hahaha.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana. Quando o narrador não inspira muita confiança a tensão aumenta, né? Achei que só eu pensava que viagens de trem atraem esse tipo de coisa haha. Até mais o/

      Excluir
  4. Olá!
    Não conhecia este livro, mas já amei sua resenha. Parece ser uma história muito interessante.
    Obrigada pela indicação.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o livro é bem interessante, vale a leitura.
      Fico feliz em saber que gostou da resenha.
      Beijos

      Excluir
  5. Ai que resenha maravilhosa gente do céu, fico feliz que tenha trazido a resenha para nós pois não conhecia a edição e nem a editora, achei o enredo bem agradável e gostaria de me aventurar nessa loucura ahahah
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas gente haha, fico feliz que tenha gostado da resenha. Vale a pena se aventurar pela história.
      Beijos

      Excluir
  6. Que capa é essa? Eu curto muito esse estilo de narrativa, onde a sanidade é questionável e sempre ficamos em dúvida. Quero esse livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que levei um tempo pra descobrir que na capa era um trem, muito bonita.
      Beijos

      Excluir
  7. Olá!
    Nunca li nada do Alfred Hitchcock, já assisti diversos filmes na minha infância. Mas, ler nada! Tenho vontade de me aventurar em algumas obras dele, principalmente poque gosto do genero e não ler seus livros é quase um sacrilégio. Quem sabe inicio minha aventura com este livro. rsrs
    Adorei a resenha, ótima dica.
    Abs
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  8. Oiee
    Ainda não conhecia esse livro e só de saber q é baseado em Hitchcock já me chamou bastante atenção. Já acho q vale a pena ler.
    Adorei a sua resenha, me deixou bem instigada a conhecer a obra.
    Adorei
    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente nunca tinha ouvido falar desse livro! Estou muito curioso para conhecê-lo, espero um dia poder ter a oportunidade de conferir essa obra.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  10. Oi!!
    Eu estou doida para ler esse livro, a capa dele é muito legal.
    Gosto de suspense e pelo visto esse é dos bons.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  11. Oie,
    Adorei a resenha e me interessei bastante pelo livro. Gosto muito de policiais, mas nunca li livros policiais do Hitchcock. Achei a capa linda também!
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  12. Fiquei bastante interessado na leitura... ja vou colocalo na lista e mano que resenha bem explicada kkkk! E acjei a capa muito bonita e bem feita!

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Eu não conhecia essa obra, mas fiquei muito curiosa por essa leitura. Esse misto de drama e suspense é certamente uma formula maravilhosa pra uma bos história. Espero conseguir ler em breve. Amei a dica
    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas