Era Uma Vez - Branca de Neve

Ilustração da Branca de Neve e o Caçador
















A história da Branca de Neve originou-se da tradição oral alemã, e foi publicado pelos irmãos Grimm em um livro com outros contos entre os anos 1812 e 1822. A versão deles se tornou muito popular na época, sendo uma das mais conhecidas até hoje. 

Na história contada por eles, a Rainha Má, após descobrir que o Caçador não a matou, tenta mata-la de duas outras maneiras, até chegar ao ponto da maçã envenenada. Na primeira ela lhe amarra um laço de fita na cintura com muita força, deixando-a sem ar. Na segunda vez, ela lhe vende uma escova de cabelo envenenada. Em ambas as vezes, os anões salvam Branca de Neve. Até que a rainha lhe oferece uma maçã envenenada, e quando a princesa vai come-la, se engasga com um pedaço e desmaia. Os anões acabam por coloca-la em um caixão de vidro na floresta, achando que ela estava morta. Um tempo depois, o príncipe encontra-a e resolve levar o caixão para seu castelo, e no trajeto até lá o pedaço de maçã que estava na gargante de Branca sai, deixando-a respirar novamente. 
Ilustração do século XIX


























Em algumas outras versões, a Rainha Má pede outros órgãos de Branca de Neve ao Caçador, além do coração, pois ela desejava assa-los e come-los. Além disso, a vingança da princesa foi fazer com que sua madrasta sapateasse até a morte usando sapatos de ferro em brasa.
Existe também algumas mudanças quanto aos sete anões, em algumas das versões alemãs eles são substituídos por ladrões. 

Ilustração da Branca de Neve e os Sete Anões


























VOCÊ SABIA?

Especula-se que a história da Branca de Neve surgiu a partir de uma princesa alemã do século XVI, Margarete von Hatzfeld. Ela era famosa por sua beleza e também possuía uma madrasta.








Comentários

  1. Uma das histórias infantis que eu mais gosto. Eu só li a versão da Disney e mesmo assim quando era bem jovem, porém não são tantas mudanças assim. Acho uma bela história.

    ResponderExcluir
  2. Oi Felipe,
    Branca de Neve é um clássico nè? Junto com Cinderela acho que é um dos contos de fadas (apesar de em branca não ter fada) mais conhecidos do mundo.
    Eu não conhecia a versão do engasgo com a maça que faz muito mais sentido do que o envenenamento e a posterior volta a vida.
    Gostei também de saber que ele pode ter sido baseado em personagens reais.
    Ótimas curiosidades.
    bjs
    Luana Lima
    http://blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olha, Branca de Neve era a minha história preferida na infância. Fiz meu pai contá-la para mim inúmeras vezes. Acho que o meu gosto por literatura se deve a toda essa paciência que ele teve. Achei o seu post excelente, por mencionar o fato de há várias versões para esse conto de fadas.

    Tatiana

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas