Era Uma Vez - Chapeuzinho Vermelho

Oi, gente! o/
Hoje venho com o primeiro post da coluna Era Uma Vez, que já foi anunciada faz um tempinho... Você pode conferir do que se trata bem certinho aqui.
A primeira história dessa coluna é a do Chapeuzinho Vermelho, e sem mais delongas, vamos conhecê-la melhor.

~O Minha Pequena Estante não se responsabiliza por infâncias perdidas.~


A versão mais antiga pela qual se tem conhecimento foi escrita por Charles Perrault. Na versão dele, o Lobo devora a Vovó e logo depois a Chapeuzinho, sem final feliz nenhum. Charles escreveu a história para apresentar à corte do rei Louis XIV, e foi intitulada como Le Petit Chaperon Rouge


Alguns séculos depois, os Irmãos Grimm escreveram outras duas versões da história, ambas com finais felizes. A primeira, logo após o Lobo comer a Vovó e a Chapeuzinho, o caçador o encontra e abre a barriga, tirando as duas de lá, e enchendo com pedras depois. O lobo foge e acaba morrendo. Na segunda versão, a vó e a neta matam um outro lobo, com movimentos baseados na experiencia anterior. Essa última lembra muito a história dos Três Porquinhos, pois o Lobo cai pela chaminé e se afoga em um panela que estava na lareira. 


Existem muitas outras versões, uma onde o Lobo mata a Vovó e coloca seu sangue em uma garrafa, dando para Chapeuzinho beber dizendo que é vinho, logo em seguida pede à ela que tire a roupa e se deite na cama... Outra onde a mãe da menina adverte dos perigos da floresta, e nessa podemos perceber a desobediência da garota. 


São muitas versões, mas escolhi apenas as principais e que mais contam sobre a história desse clássico conto de fadas.


VOCÊ SABIA?

Em alguns lugares a história da Chapeuzinho Vermelho era contada para advertir as moças sobre os perigos de alguns "lobos" que eram bonzinhos demais, amorosos demais... E também uma advertência sobre falar com estranhos. 

Espero que tenham gostado dessa coluna, e em alguns dias vamos ter a parte 2 :D.


Comentários

Postagens mais visitadas